Entrada de dados via console com java.util.Scanner

Em Java temos a classe java.util.Scanner que neste momento utilizaremos para receber entradas do usuário via console, mas esta classe também é pode ser utilizada para outros fins, como leitura de arquivos.

No exemplo a seguir vamos utilizar a classe Scanner para pedir que o usuário digite sua idade, depois iremos imprimir qual foi o número lido:

Quando executamos a classe ExemploScanner, na linha 11 imprimimos no console a seguinte mensagem:

C:\>javac ExemploScanner.java
C:\>java ExemploScanner
Digite sua idade:

Na linha 12 o programa fica esperando o usuário digitar um número inteiro e em seguida apertar a tecla ENTER, para continuar a execução:

C:\>javac ExemploScanner.java
C:\>java ExemploScanner
Digite sua idade:
27
Vc tem 27 anos.

Com o Scanner podemos ler diversos tipos de atributos, exemplo:

Quando executamos a classe ExemploScanner2 temos a seguinte saída no console:

C:\>javac ExemploScanner2.java
C:\>java ExemploScanner2
Digite seu nome:
Rafael

Digite sua altura:
1,78
Rafael tem 1.78 de altura.

Fazendo uma comparação com a linguagem C++ os métodos da classe Scanner nextInt() (lê um número inteiro), nextDouble() (lê um número com casa decimal do tipo double), nextLine() (lê um texto String), etc. podem ser comparados a função cin, e o método System.out.println() pode ser comparado a função cout.

Quando queremos ler um número com casa decimal via console, precisamos digitar o numero utilizando vírgula ( , ), exemplo: 10,50. Quando criamos uma variável dentro do programa e definimos seu valor com casa decimal, precisamos utilizar o ponto ( . ) como separador, exemplo: 10.50.

Conteúdos relacionados