Objeto

Objeto

Um objeto é a representação (instância) de uma classe. Vários objetos podem ser criados utilizando-se a mesma classe, mas cada instância pode ter um estado (valor dos atributos) diferentes. Basta pensarmos na Classe como uma grande forma e no Objeto como algo que passou por essa forma, ou seja, o Objeto deve possuir as mesmas características de sua Classe.

Na linguagem Java, para criarmos um novo objeto, basta utilizar a palavra-chave new da seguinte forma:

No exemplo a seguir, criamos uma classe nova chamada TesteNovaClasse. Esta classe será utilizada para criar um objeto da classe NovaClasse e chamar os métodos metodo1() e metodo2().

/**
 * Classe utilizada para testar a classe NovaClasse
 */
public class TesteNovaClasse {
  /**
   * Método principal da classe.
   */
  public static void main(String[] args) {
    /* Criando um objeto a partir da classe NovaClasse. */
    NovaClasse novaClasse = new NovaClasse();

    /* Chamando os métodos através da variavel novaClasse. */
    novaClasse.metodo1();
    novaClasse.metodo2();
  }
}

Na classe acima, criamos uma variável chamada novaClasse e esta variável é do tipo NovaClasse. Depois utilizamos a palavra-chave new seguida de NovaClasse() para construirmos um objeto da classe NovaClasse.

Observe que dentro do método main, estamos utilizando a variável novaClasse para invocar os métodos metodo1() e metodo2(). Para chamar um método ou um atributo a partir de um objeto utilizamos o ponto final ( . ) seguido do nome do método que precisamos chamar.

Quando executamos a classe TesteNovaClasse, temos a seguinte saída no console:

C:\>javac NovaClasse.java
C:\>javac TesteNovaClasse.java
C:\>java TesteNovaClasse
Chamando o metodo 1.
Chamando o metodo 2.