Hello World em Java

Durante o desenvolvimento de aplicações utilizando a linguagem Java, precisamos criar arquivos com a extensão .java.

Vamos utilizar o seguinte exemplo, pertencente a um arquivo chamado PrimeiraClasse.java:

Depois de criado este arquivo, acessando a linha de comando iremos executar o seguinte comando para compilar a classe PrimeiraClasse.java:

javac PrimeiraClasse.java

A aplicação javac é responsável por compilar o arquivo .java gerando o arquivo .class de bytecode.

Após a execução deste comando, um arquivo com bytecode Java será criado em disco, com o seguinte nome: PrimeiraClasse.class.

Um ponto importante da linguagem é que ele é case sensitive, ou seja, a letra 'a' em minúsculo é diferente da letra 'A' em maiúsculo.

Caso escrevemos o código Java, como: "Public" com 'P' maiúsculo ou "string" com o 's' minúsculo teremos um erro de compilação e para os iniciantes na linguagem este é um dos maiores problemas encontrados durante a compilação.

Agora para executarmos nosso novo arquivo compilado Java, basta submetê-lo a máquina virtual Java, através do seguinte comando:

java PrimeiraClasse

Note que, apesar de não estarmos utilizando a extensão, o arquivo submetido foi o arquivo .class.

A aplicação java (utilizada na linha de comando), compõe tanto o pacote da JDK como da JRE.

C:\> javac PrimeiraClasse.java
C:\> java PrimeiraClasse
Hello world !!!

Quando executamos java PrimeiraClasse o Java começa a executar os códigos do nosso programa, nesse caso o método public static void main(String[] args) é chamado. O método main é o inicio de tudo, a partir da main você pode iniciar seu programa, se preciso pode chamar outras classes, outros métodos, etc.

Conteúdos relacionados